Questões objetivas sobre Intertextualidade, Adjunto adverbial, Transitividade - com respostas

Textos para as questões 1 e 2.



Texto I

Alguma coisa acontece
No meu coração
Que só quando cruzo
A w3 12 sul
Ou eixão

BEHR, Nicolas. Laranja seleta. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2007, p. 71.

Texto II

Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João
[...]



1.    A partir da leitura dos dois textos – o primeiro de autoria do poeta contemporâneo mato-grossense (mas radicado em Brasília) Nicolas Berh e o segundo, extraído da canção “Sampa”, do compositor baiano Caetano Veloso –, pode-se dizer que

A)     As referências às grandes cidades brasileiras têm a intenção de desmerecer a vida no campo.
B)     Cada poeta afirma emocionar-se com cruzamentos entre ruas das cidades em que nasceram.
C)     Brasília e São Paulo fazem parte da memória dos narradores e, por isso, são o pano de fundo de cada texto.
D)     Os dois textos, por meio de referências intertextuais explícitas, falam também de Mato Grosso e da Bahia,



2.   Comparando os dois textos, é correto afirmar que

A)  As semelhanças entre eles configuram um caso de intertextualidade por cumplicidade.
B)  Há uma relação intertextual apenas no plano das ideias, pois as palavras empregadas pelos enunciadores são completamente diferentes.
C)  Não há propriamente intertextualidade entre os textos, mas apenas uma coincidência formal.
D)  A relação entre os textos é polêmica, pois o primeiro elogia Brasília e o segundo crítica São Paulo.

Leia o poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade.

Quadrilha



João amava Teresa que amava Raimundo
Que amava Maria que amava Joaquim
Que amava Lili
Que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos,
Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre,
Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e
Lili casou com J. Pinto Fernandes
Que não tinha entrado na história.



Reunião. 10. ed. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1990.

3.        Esse texto é a síntese de uma história em que retrata o que é vivido por alguns personagens e que é comum ocorrer com as pessoas. Pode-se afirma que esse problema é

A)       Amar incondicionalmente, entretanto, sofrer e nunca conseguir superar a desilusão amorosa.
B)       Não gostar de ninguém, contudo, relaciona-se com alguém apenas para dar satisfação à sociedade.
C)       Viver grandes paixões, por mais que elas não representem um grande sentimento amoroso em sua vida.
D)       A pessoa gostar de alguém que não tem o mesmo sentimento.

Leia o texto a seguir:

            Quando subi na balança, no consultório do médico, fiquei surpresa ao ver que estava pesando 65 kg.
            - Por que você não joga fora esse 5? – Brinquei com a enfermeira, enquanto ela anotava o peso na minha ficha.
            Instante depois, meu médico entrou e olhou a tabela.
            - Estou vendo aqui que você perdeu um bocado de peso – comentou ele. – Está com 6 kg!

REVISTA Seleções Reader’s Digest. Flagrantes da vida real. São Paulo: Reader’s Digest Brasil. Jun. p. 36.

4. Os termos destacados no texto acima exercem a função sintática de adjunto adverbial de



A) modo.
B) causa.
C) meio.
D) lugar.



5.    Assinale a alternativa que justifica o emprego da pontuação na frase a seguir:

Lá no extremo da rua, os passos vigorosos chegaram mais e mais perto.



A) Usa-se vírgula isolando o adjunto adverbial anteposto e, neste caso, o seu emprego é obrigatório.
B) Emprega-se vírgulas isolando o adjunto adverbial intercalado.
C) Quando o adjunto adverbial de longa extensão for empregue na frase em ordem direta, é obrigatório o uso da vírgula.
D) Quando o adjunto adverbial de longa extensão estiver anteposto à oração principal, o uso da vírgula será opcional.

6.    Assinale a alternativa que há a presença de adjunto adverbial.



A) Os alunos fizeram a tarefa.
B) Hoje pela manhã, a professora chegou mais cedo.
C) Devolvam os livros.
D) Choveu!



Considere o texto a seguir:

“De relance, viu o atleta queniano aproximar-se inexoravelmente. Procurou acelerar um pouco mais, porém não conseguia aumentar a distância que os separava. ”

7.    Assinale a alternativa que justifica o emprego da pontuação após o adjunto adverbial “de relance” no texto lido.



A) A vírgula foi empregada para destacar o adjunto adverbial anteposto à oração principal.
B) Nesse caso, o uso da vírgula é obrigatório, haja vista o adjunto adverbial está anteposto à oração principal.
C) Quando o adjunto adverbial de longa extensão for empregue na frase em ordem direta, é obrigatório o uso da vírgula.
D) Quando o adjunto adverbial de longa extensão estiver intercalado na oração em ordem indireta, o uso da vírgula será obrigatório.

8      – Considere o texto e resposta às questões a seguir:

     O rapaz, ao reencontrar a namorada depois de dois meses, beijou-a demorada, intensa e apaixonadamente.

De acordo com o estudo dos advérbios, as palavras destacadas exemplificam



A) Outros valores semânticos do advérbio.
B) O uso de vírgulas opcionais entre termos sintaticamente iguais.
C) Economia na língua, considerado que são advérbios desenvolvidos com o sufixo “mente”.
D) Distinção entre advérbio e adjetivos.

9 – A predicação do verbo “beijar”, no texto em análise, trata-se de um verbo



A)  transitivo indireto.
B)  intransitivo.
C)  bitransitivo.
D)  transitivo direto.



10 – Sobre o pronome oblíquo “a” empregue no texto em análise, pode-se analisar que se trata de

A)  Um objeto pleonástico, pois retoma a expressão “ao reencontrar”.
B)  Um objeto indireto, pois remete-se à expressão “a namorada”.
C)  Um objeto direto, e está referindo-se a um termo implícito no contexto.
D)  Um objeto direto, considerando que o pronome oblíquo se refere à expressão “a namorada”.


GABARITO
– Não rasure e não marque mais de uma alternativa;
– Utilize somente caneta esferográfica preta ou azul.
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