Planos de aula - Educação Infantil


Plano de Aula 1

1.  Dados de identificação

INSTITUIÇÃO: 
Professor(a): 
Nível: III
Período:         
Número de alunos: 
Data: 
Tema da aula: Os defensores do Planeta Terra

2.  Objetivos

Conscientizar para a necessidade da preservação do “nosso lar”, a Terra;
Conhecer meios de preservação do meio ambiente;
Identificar as coisas, seres que habitam o planeta;
Entender a importância de um ambiente saudável para se viver.

3.  Síntese dos procedimentos 

1)  Participar da contação de história;
2)  Conversar sobre a importância do meio ambiente para a humanidade.
3)  Identificar e verbalizar sobre as coisas que habitam o nosso planeta.
4)  Assistir ao vídeo: Capitão planeta: episódio 1 – Um herói para o planeta.
5)  Desenhar e construir o mural dos heróis do planeta.
 
4.  Recursos

Serão utilizados como recursos: Cartolinas, papel madeira, lápis de cor, papéis diferenciados, vídeo, livro-cartão.

5.  Avaliação e/ou fixação 

A avaliação será através do envolvimento da turma no momento da roda de leitura e na participação na discussão sobre a importância do meio ambiente para a humanidade, identificação e verbalização das coisas que habitam o nosso lar, na produção de desenhos, assim como, na montagem do mural dos heróis do planeta Terra. Desta forma, pode-se afirmar que os alunos serão avaliados continuamente durante a aula ministrada.

6.  Referências 

NOVA ESCOLA CLUBE. Disponível em: <http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/projeto-meio-ambiente-na-educacao-infantil>. Acesso em: 26 set. 2017.

NOVA ESCOLA. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/297/preservar-tambem-e-coisa-crianca>. Acesso em: 26 set. 2017.
  
PLANO DE AULA 2 e 3

Obs.: Devido a extensão do plano, ele será ministrado em dois momentos, sendo no primeiro abordado o livro paradidático (É o Bicho!), conversa sobre o tema e algumas canções; no segundo, o livro paradidático (Menino e o peixe), canções e atividade.

1.  Dados de identificação

INSTITUIÇÃO: 

Professor(a): 
Nível: III
Período:         
Número de alunos: 
Data:

Tema da aula: Festa na floresta

2.  Objetivos

Conscientizar para a importância da preservação do meio ambiente;
Trabalhar as formas de vida na fauna e flora;
Conhecer os animais selvagem e conversar sobre os animais domésticos;
Desenvolver a linguagem oral das crianças.

3.  Síntese dos procedimentos 

1)  Participar da contação de história (Livro paradidático);
2)  Conversar sobre os animais que vivem em ambiente livre (floresta) e em lares domésticos.
3)  Verbalizar sobre a valorização do meio ambiente segundo a visão do homem.
4)  Cantar canções que trazem o animal como tema.
5)  Conhecer as partes de uma planta mediante imagens.
6)  Confecções de cartazes sobre a fauna e a flora.
 
4.  Recursos

Serão utilizados como recursos: Imagens de plantas e animais, TV, Aparelho de DVD, Aparelho de som, Áudio-visual, Áudio, lápis para colorir, Folha de papel sulfite, Cartolina branca.

5.  Avaliação e/ou fixação 

A avaliação será continuamente durante a aula ministrada.

6.  Referências 

ALPHEN, Jean-Claude R. É o bicho! PNLD 1º ano, Editora Boa Viagem.


JUNQUEIRA, Sonia; HADDADO, Mariângela. Menino e o peixinho. PNBE 2014 Creche e Educação Infantil Editora Autêntica.

NOVA ESCOLA Clube. Disponível em: < http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/projeto-meio-ambiente-na-educacao-infantil>. Acesso em: 27 set. 2017.

PLANO DE AULA 4

1.  Dados de identificação

INSTITUIÇÃO: 

Professor(a): 
Nível: III
Período:         
Número de alunos: 
Data:

Tema da aula: Olô, Terra!

2.  Objetivos

Despertar nas crianças a necessidade da reciclagem do lixo;
Conversar sobre a poluição dos rios e afins;
Ter contato com tirinhas em quadrinhos;
Conscientizar sobre ações do homem, seja pelo aspecto a favor ou contra a preservação do Planeta.

3.  Síntese dos procedimentos 

1)  Assistir ao vídeo “A turma da Mônica: Um plano para salvar o Planeta”;
2)  Conversar sobre o homem e suas ações prejudiciais ao Planeta Terra;
3)  Verbalizar sobre a reciclagem de lixo;
4)  Pintar tirinhas em quadrinhos sobre a turma da Mônica;
5)  Colar e montar um painel de tirinhas em quadrinhos: Olô, Terra!
 
4.  Recursos

Serão utilizados como recursos: TV, Aparelho de DVD, Áudio-visual, Lápis de colorir, Folha de papel sulfite (contendo as tirinhas em quadrinhos para pintar), Papel madeira.

5.  Avaliação e/ou fixação 

A avaliação será continuamente durante a aula ministrada.

6.  Referências 

Disponível em: < https://pensareco.blogspot.com.br/2011/07/turma-da-monica-um-plano-para-salvar-o.html> Acesso em: 28 set. 2017.

PLANO DE AULA 5

1.  Dados de identificação

INSTITUIÇÃO: 

Professor(a): 
Nível: III
Período:         
Número de alunos: 
Data:

Tema da aula: Lenda: A história do Tangram

2.  Objetivos

Explorar as características físicas das peças do Tangram;
Auxiliar a coordenação motora das crianças;
Incentivar a concentração, a imaginação e a criatividade;
Criar desenhos, usando as formas geométricas;
Conhecer a história do Tangram.

3.  Síntese dos procedimentos 

1)  Participar da leitura compartilhada.
2)  Manipular as formas geométricas na criação de desenhos.
3)  Identificar e verbalizar as formas geométricas.
4)  Construir pequenas histórias sobre as figuras formuladas com as peças do Tangram.
5)  Contação da própria história para os colegas.
 
4.  Recursos

Serão utilizados como recursos: Papel-cartão com o desenho do contorno das sete peças do Tangram; tesoura, folha sulfite; lápis de escrever (grafite), borracha; apontador; cola.

5.  Avaliação e/ou fixação 

A avaliação será através do envolvimento da turma no momento da roda de leitura e na participação, na identificação e verbalização das formas geométricas e na contação da própria história, assim como, no desenvolvimento de todas as atividades propostas. Desta forma, pode-se afirmar que os alunos serão avaliados continuamente durante a aula ministrada.

6.  Referências 

Disponível em: . Acesso em: 27 set. 2017.

Disponível em: . Acesso em: 27 set. 2017.


Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8859>. Acesso em: 27 set. 2017.

REVISTA Educação Infantil. Apresente o Tangram às crianças. Disponível em: <http://educacaoinfantil.uol.com.br/apresente-o-tangram-as-criancas/>. Acesso em: 27 set. 2017.

SANTANA, Danielly Fraga et al. Construindo figuras com o Tangram nos anos iniciais. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/ceem/eiemat/Anais/arquivos/RE/RE_Santana_Danielly.pdf>. Acesso em: 27 set. 2017.

PLANO DE AULA 6

1.  Dados de identificação

INSTITUIÇÃO: 

Professor(a): 
Nível: III
Período:         
Número de alunos: 
Data:

Tema da aula: Tangram: pintura e criação

2.  Objetivos

Explorar as características físicas das peças do Tangram;
Auxiliar a coordenação motora das crianças;
Incentivar a concentração, a imaginação e a criatividade;
Montar um foguete, usando as formas geométricas;

3.  Síntese dos procedimentos 

1)  Montar diversas imagens a partir das peças do Tangram
2)  Reconhecer as cores de cada peça do Tangram;
3)  Identificar e verbalizar as formas geométricas.
4)  Pintar cada forma geométrica que compõe o Tangram;
5)  Criar e colar as peças do foguete.
 
4.  Recursos

Serão utilizados como recursos: Impressão do Tangram sem cor; tesoura, folha sulfite azul; lápis de escrever (grafite); colecão de colorir; borracha; apontador; cola.

5.  Avaliação e/ou fixação 

A avaliação será continuamente durante a aula ministrada.

6.  Referências 

Disponível em: . Acesso em: 27 set. 2017.

Disponível em: . Acesso em: 27 set. 2017.


Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8859>. Acesso em: 27 set. 2017.

REVISTA Educação Infantil. Apresente o Tangram às crianças. Disponível em: <http://educacaoinfantil.uol.com.br/apresente-o-tangram-as-criancas/>. Acesso em: 27 set. 2017.

SANTANA, Danielly Fraga et al. Construindo figuras com o Tangram nos anos iniciais. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/ceem/eiemat/Anais/arquivos/RE/RE_Santana_Danielly.pdf>. Acesso em: 27 set. 2017.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA CRÍTICA DO DOCUMENTÁRIO - MILTON SANTOS: POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO

O PROTAGONISMO E A PARTICIPAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO ESCOLAR

Rodrigo Marim ou Biel?