Questões objetivas sobre Arcadismo - com respostas

1 – Assinale o termo em latim empregue a seguir que não pertence ao Arcadismo.



A) Post Factum – após, depois do fato.
B) Aurea Mediocritas – equilíbrio de ouro.
C) Inutilia Truncat – cortar o inútil.
D) Locus Amoenus – lugar ameno.



2 – (FCMSC-SP – Adaptada) No período colonial brasileiro Camões era, ainda, de importância influenciadora inspirada muito grande. Caramuru e Uraguai podem ser comparados com Os Lusíadas:

A) Pois ambos os poemas brasileiros são estruturados à maneira do poema português: oitava-rima, dez cantos, musas e o mais;
B) Mas é importante salientar que Caramuru tem estrutura bem mais semelhante a Os Lusíadas que O Uraguai;
C) Porém O Uraguai abandona os preceitos clássicos camonianos: não há evocação de musas, não há dedicatória, não há estrofes regulares, não há rimas;
D) Enquanto Caramuru substitui o maravilhoso pagão clássico de Os Lusíadas pela bruxaria indígena, O Uraguai o substitui pelo maravilhoso cristão (santos, milagres, exorcismo, etc.).

3 – (FUVEST-SP – Adaptada)

“E em arte aos de Minerva se não rendem
Teus alvos, curtos dedos melindrosos.”

Indique a característica presente nos versos anteriores, de autoria de Bocage:



A) Uso de pseudônimos.
B) Rompimento com os clássicos.
C) Recurso à mitologia greco-romana.
D) Predominância de subjetividade.


 



4     – (FUVEST-SP – Adaptada) As chamadas Cartas Chilenas são obras anônimas porque



A) Os originais, assinados pelo autor, perderam-se em um terremoto no Chile.
B) A ditadura que dominou o Brasil, entre 1937 e 1945, tornava perigoso a divulgação do nome de seu autor.
C) Seu conteúdo pornográfico, pouco condizente com a moral da época, desaconselhava a relação da autoria.
D) Contendo severas críticas ao governo de uma Província, seria imprudente a divulgação do nome de seu autor.



5     – (PUCCAMP-SP – Adaptada) Pode-se afirmar que Marília de Dirceu e Cartas Chilenas são, respectivamente,



A) Altas expressões do lirismo amoroso e da sátira política, na literatura do século XVIII.
B) Exemplos da poesia biográfica e da literatura epistolar cultivadas no século XVII.
C) Exemplos do lirismo amoroso e da poesia de combate, cultivados sobretudo pelos poetas românticos da chamada “terceira geração”.
D) Altas expressões do lirismo e da sátira da nossa poesia barroca.



6     - Leia os versos de Bocage.



Mimosa, linda Anarda, atende, atende
As doces mágoas do rendido Elmano;
C’um meigo sorriso, c’um suave engano
Consola o triste amor, que te não ofende.

De teus cabelos ondeados pende
Meu coração, fiel para seu dano;
Co’a luz dos olhos teus Cupido ufano
Sustenta o puro fogo, em que me acende [...]




Rendido: submisso, obediente.
Engano: logro, ilusão
Ufano: orgulhoso.



I – A presença do pseudônimo Elmano revela um fingimento.
II – A idealização da mulher amada é um valor adotado pelos árcades e indica o gosto passado clássico.
III – A referência ao deus mitológico Cupido é mais ornamento para o poema do que crença pagã.

Está correto o que se afirma em:



A) I.
B) II.
C) I e II.
D) I e III.



7     - (Universidade Caxias do Sul – Adaptada) Em relação ao Arcadismo, é correto afirmar que



A) Se caracteriza pela predominância da subjetividade e pelas formas pouco regulares.
B) Busca representar as semelhanças da vida do campo com a dos centros urbanos.
C) Se caracteriza pela negação dos padrões clássicos da Antiguidade e do Renascimento.
D) Se volta para a natureza em defesa de uma vida simples e contemplativa.

Atenção: As questões de números 8, 9 e 10 referem-se ao texto a seguir:

Nos versos a seguir, Tomás Antônio Gonzaga conversa com Marília.



Tu não verás, Marília, cem cativos
Tirarem o cascalho e a rica terra,
Ou dos cercos dos rios caudalosos,
Ou da minada Serra.

Não verás separar ao hábil negro
Do pesado esmeril a grossa areia,
E já brilharem os granetes de oiro
No fundo da bateia. [...]

Não verás enrolar negros pacotes
Das secas folhas do cheiroso fumo;
Nem espremer entre as dentadas rodas
Da doce cana o sumo.

Verás em cima da espaçosa mesa
Altos volumes de enredados feitos;
Ver-me-ás folhear os grandes livros
E decidir os pleitos.

Enquanto revolver os meus Consultos,
Tu me farás gostosa companhia,
Lendo os fatos da sábia, mestra História,
E os cantos da Poesia.

Lerás em voz alta a imagem bela;
Eu, vendo que lhe dás o justo apreço,
Gostoso tornarei a ler de novo
O cansado processo. [...]



In A poesia dos inconfidentes: poesia completa de Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Alvarenga Peixoto (organização Domício Proença Filho). Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996, p. 686.

Cativos – escravos.
Esmeril – mistura de minerais mais pesados.
Granetes – lascas, pedaços.
Bateia – recipiente cômico, onde se revolvem cascalho e areia em busca de pedras preciosas ou ouro.
Pleitos – questão judicial.
Consultos – processos judiciais.

8     - Identifique a alternativa que completa adequadamente a frase a seguir



            Gonzaga não se afasta dos ideais do Arcadismo europeu na



A) Maneira de tratar a amada, que lembra uma musa distante que domina o poeta.
B) Associação de felicidade e vida simples, regrada por prazeres moderados.
C) Descrição de um cenário propício para intimidades amorosas.
D) Ideia de que campinas aprazíveis de ares amenos constituem o melhor cenário para o encontro.



9     - A que Gonzaga relaciona a sensação de bem-estar?



A) A relação de bem-estar apresentada pelo poeta é de que a companhia da mulher, por mais que não amada, em um campo sereno, traz-lhe segurança e paz.
B) O poeta relaciona a sensação de bem-estar ao prazer de trabalhar na mineração.
C) A relação de bem-estar está associada à companhia serena da mulher amada, num ambiente de segurança e paz, como é o espaço doméstico.
D) A relação de bem-estar é apontada pelo poeta na associação da companhia agradável da mulher amada e as atividades dele na mineração.





10 - Diferentemente do poeta português Bocage, Tomás Antônio Gonzaga não idealiza o cenário natural. Ao contrário, aborda com realismo o local em que sonha viver em paz com a sua amada. Que aspectos indicam realismo na descrição da paisagem?

A) A referência ao trabalho de escritor, o qual pode ser árduo, sereno, triste e prazeroso a cada linha escrita.
B) A referência ao trabalho doméstico da amada, este é rude e árduo, mas também é gratificante, principalmente a cada refeição.
C) A referência ao trabalho rude e árduo dos escravos, na lavoura açucareira, na mineração ou na secagem do fumo.
D) A referência ao amar e ser amado, de certa forma, é um processo árduo e rude, assim como, o seu trabalho na lavoura açucareira, na mineração ou na secagem do fumo.


GABARITO
– Não rasure e não marque mais de uma alternativa;
– Utilize somente caneta esferográfica preta ou azul.
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