As peças centrais de A Regra do Jogo, de João Emanuel Carneiro



As peças centrais de A Regra do Jogo, de João Emanuel Carneiro

Por Evandro Calafange de Andrade

Que a novela A Regra do Jogo, de João Emanuel Carneiro, vem passando por alguns percalços de baixa audiência, todo mundo já sabe. Que a novela bíblica da Record é uma pedra no sapato do autor da atração das 21h da TV Globo, também já se sabe.

Portanto, não é sobre estes pontos que quero falar. O que vou redigir aqui é sobre algumas peças centrais da trama. Será uma breve análise.

Dando início pelo casal de mocinhos de A Regra. A história de amor de Juliano (Cauã Reymond) e Toia (Vanessa Giácomo) tem traços de realidade, de casais fortes da vida “comum”. Mas é esse comum que não dá liga. Quando se assiste aos dois, a impressão que nos transmitem, principalmente para quem acompanhou a novela “Amor à vida” e o seriado “O Caçador”, é que, simplesmente, houve uma transposição de cenário. Logo vem algumas marcas dos personagens destas atrações, uma delas é a marca forte do olhar de Toia, bem similar ao de Aline (Amor à Vida). Sendo assim, falta aquele amor de cara de romance dos grandes folhetins, mesmo.

Em seguida, vem Romero (Alexandre Nero) e Atena (Giovanna Antonelli). Até acho que há química entre eles. Mas em questão de vilania, o casal está muito aquém de outras grandes duplas de vilões da teledramaturgia. É só lembrarmos de Celebridade, Passione, dentre outras. Logo, a guerrinha de gata e rato entre eles faz com que os personagens percam o verdadeiro peso que estes devem ter na história de João Emanuel Carneiro.

Ao cita Romero, faz-nos lembrar de Dante (Marco Pigossi). A trama do personagem resume-se a perseguir Zé Maria (Tony Ramos), simplesmente. Até o momento o que vemos todas às noites, de segunda a sábado, é um “repeteco” das tentativas frustradas do policial ao tentar prender o assassino de sua mãe. No entanto, algo novo aconteceu nessa última sexta-feira (02), o grande público ficou sabendo que Zé Maria faz parte da facção e nos próximos saberemos que ele realmente é culpado pelo crime do qual é acusado.

E segundo à imprensa, Dante irá se envolver com a ex-mulher de Orlando (Eduardo Moscovis). A personagem Sandra (Carolina Dieckmann), que segundo Orlando estava morta, reaparecerá nos próximos capítulos e será uma promessa de grandes acontecimentos na trama das 21h da TV Globo. Ela chega para dar uma movimentada na história.

Por conseguinte, não podemos negar que a história de João Emanuel Carneiro é boa e que tem tudo para ser o mais novo grande sucesso na carreira do autor. E discordo de Silvio de Abreu, o qual afirmou em entrevista que a trama não é de fácil compreensão e por este fato o público demora a compreender e acompanhar a novela. O que percebo é que falta leveza na história.

Tanto que os núcleos de humor de A Regra não são capazes de suprir essa falta. O núcleo da cobertura, além de não ser engraçado, o que conferimos é um bando de sanguessugas querendo se dar bem as custas de outros membros envolvidos. O referente aos funkeiros também não faz ninguém rir. Há apenas mulheres brigando e gritando por causa de um homem descamisado. Falando nisso, MC Merlô (Juliano Cazarré) vai passar a trama toda sem pôr camisa?

No entanto, percebe-se um pouco de leveza, principalmente, nos últimos capítulos, com o desenrolar do possível romance entre primos. Parece que Luana (Giovanna Lancellotti) e Cesário (Johnny Massaro) irão engatar um romance no desenvolver da novela. Não sei se será o suficiente para trazer o público amante de um belo romance de folhetim. Mas já ameniza um pouco a carga de A Regra do Jogo.

Contudo, bem que João Emanuel poderia desenvolver um triângulo amoroso entre os primos Luana, Cesário e Kim (Felipe Roque). Afinal, o personagem de Johnny tem tudo para ser um grande sucesso no que se trata da busca pela identidade. Toda vez que ele aparece em cena, aguça o imaginário do telespectador. O que será que ele esconde? Quais serão os próximos passos dele? Dentre outros questionamentos. Sim, não posso esquecer de um que surgiu no momento que Cesário estava na cozinha conversando com Nonato (Ilya São Paulo), será que o garoto é filho dos empregados da mansão dos Stewart?


Agora, só nos resta é acompanhar os próximos capítulos de A Regra do Jogo para conferir o que a trama nos reserva.





Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA CRÍTICA DO DOCUMENTÁRIO - MILTON SANTOS: POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO

Ator Global de "Além do Horizonte" se assumiu mesmo?

O PROTAGONISMO E A PARTICIPAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO ESCOLAR