Texto sobre: IX Semarketing 2012 - UnP - Natal-RN


Evento IX Semarketing

O IX Semarketing: Seminário de Marketing da UnP (Universidade Potiguar – Campus Natal-RN), abordou as “novas tendências de Marketing”; com as palestras sobre neuromarketing, marketing direto e a consolidação da marca Mormaii Way no mercado brasileiro e internacional.
A professora Dra. Mellina Teres enfatizou a importância da pesquisa para o marketing, o neuromarketing como uma ferramenta experimental, como o marketing estimula e a penetração na mente do cliente.
Segundo a palestrante o neuromarketing é aplicações de métodos da neurociência a fim de compreender o comportamento humano em relação ao consumo, que tem como vantagens: aprimorar serviços e produtos; evitar o desperdício de verba; desvendar propagandas e consegue estabelecer indicadores objetivos sobre a reação do consumidor.
Por outro lado, Dra. Mellina Teres esclareceu que o neuromarketing sozinho ou suas ferramentas não são suficientes para a tomada de decisão do consumidor no ato da compra. Portanto, a ética na realização e na divulgação dos resultados das pesquisas depende do funcionário/pesquisador; pois a pesquisa pode ser manipulada, ou seja, aparecer com resultados mentirosos. Mas, que se deve fazer o certo. Ser ético na avaliação dos benefícios e dos riscos para o cliente. Sem se esquecer dos órgãos reguladores: ABEP, ESOMAR, CNS, Plataforma Brasil.
Em suma, o indivíduo não pode ser ludibriado, ou seja, a pesquisa deve ser feita com ética, com clareza, informar e consultar aos indivíduos envolvidos na mesma e avaliar eticamente o público pesquisado que terá a interferência dos métodos do neuromarketing.
O foco do segundo dia do evento foi o marketing direto. Considerando como o marketing que dá certo: cases de sucesso em comunicação.
O gerente de marketing direto dos Correios afirmou que a mídia postal traz vantagens para os clientes e para as empresas. Apesar do cenário em que os recursos virtuais assumem cada vez mais o papel de difusores de informações em massa. Porque o segredo do negócio está no relacionamento (one to one), no conteúdo mais experimentação. Por ser uma das melhores estratégias de comunicação, o marketing direto obtém respostas e/ou transações mensuradas, personalização, mensuração e ações de resposta. Assim, sabe-se a importância de conhecer a opinião do consumidor de comunicação.
No último dia entramos no mundo da Mormaii Way, que é hoje uma marca consolidada no mercado brasileiro e internacional. Com mais de 3.000 produtos produzidos com parceria, abrange diversas áreas esportivas. Essa segmentação foi direcionada de acordo com o desenvolvimento do mercado.
A Mormaii Way no início direcionava os seus produtos para o mercado de surfe. Hoje, atende estrategicamente a tendência do mercado esportivo em geral. Assim como, o de produtos alimentícios saudáveis, como barra de cereais, por exemplo.
A empresa tem como foco fundamental a sustentabilidade, a qualidade de vida; através dos seus produtos e suas ações socialmente responsáveis.
Em suma, essa consolidação da Mormaii Way dar-se-á pela fidelização dos clientes da marca que expressam essa satisfação, por exemplo, através da mídia virtual (redes sociais) e pelo respeito à marca. Caso contrário, a marca não estaria em expansão no mercado brasileiro e internacional. Um exemplo disso é a parceria firmada entre a Dolly e a Mormaii Way para produzirem água mineral, barras de cereais, etc.; produtos esses que serão fabricados e distribuídos no mercado nordestino brasileiro.
Acerca da avaliação do evento. Posso afirmar que os organizadores estão de parabéns. Apesar de algumas falhas e da falta de inovação. Tenho convicção de que esse tipo de evento pode e deve, ainda mais se tratando de marketing, ser estimulante, inovador, capaz de encantar e informar o público. Não foi a toa que a palestra do Dr. Morongo, empresário da Mormaii Way, foi a grande satisfação do público presente. Afinal, não precisa de protocolos para informar e contagiar o outro. Espero que os organizadores do 10º Semarketing, no ano de 2013, sejam sinérgicos, dinâmicos e inovadores.

Natal, 03 de junho de 2012.

Evandhro Calafange de Andrade
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA CRÍTICA DO DOCUMENTÁRIO - MILTON SANTOS: POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO

Ator Global de "Além do Horizonte" se assumiu mesmo?

O PROTAGONISMO E A PARTICIPAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO ESCOLAR